Instituto Dom Bosco
HOME Ensino

Ensino

 Educação Salesiana

APRESENTAO

O INSTITUTO DOM BOSCO, dirigido pelas religiosas Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) - Salesianas de Dom Bosco, juntamente com seus colaboradores leigos, norteia sua ação educativa pelos princípios do Sistema Preventivo de Dom Bosco, que são:

RAZÃO
Através de uma convivência construtiva e crítica, educadores e educandos experienciam, na prática cotidiana, o desenvolvimento pessoal em todas as suas dimensões, o corpo, a mente, a capacidade de atuar com profissionalismo e democracia participativa, a consciência ética. Todos nos educamos por meio de participação, corresponsabilidade, espírito crítico e diálogo.

ESPIRITUALIDADE
A pessoa busca o sentido da vida e a alegria de viver. Através de uma convivência integradora, experienciando a unidade pessoal, a mística, a ascese, com base no Evangelho, educadores e educandos abrem-se aos valores do humano e do transcendente, buscando construir o próprio projeto de vida, enquanto se inserem na comunidade de fé.

AMOR
Quem percebe que é amado, tornar-se também capaz de sair de si e amar os outros, A presença Salesiana se identifica pelas atitudes de acolhida, bondade, alegria e fraternidade, que criam um lima de família. A afeição demonstrada é o “tempero” de tudo. Dom Bosco usava a palavra “amorevolezza” para indicar amor, carinho, afeição demonstrada, familiaridade, presença. A amarevolezza é uma energia espiritual, que nasce da mística do amor de Deus para os jovens.
SISTEMA PREVENTIVO: MAIS DO QUE UM MÉTODO, UMA PROPOSTA DE VIDA.

A estrutura de ensino da Educação Básica no INSTITUTO DOM BOSCO está organizada de acordo com a Lei n° 9394/96 e Resolução nº 852/17 do Conselho Estadual de Educação do Estado Pará.

Educação Infantil

Na Rede Salesiana de Escolas (RSE), os direitos da criança à Infância, a brincar, a ser cuidada e ao conhecimento são priorizados e respeitados. Por isso, na proposta da RSE, o ensino tem como objetivo estimular a crianças a desenvolver sua curiosidade e expressar seus sentimentos.



MAIS DETALHES

Ensino Fundamental I

Consideramos que os alunos aprendem pela experiência, testando hipótese, fazendo observações e descobertas. Estão previstas situações desafiadoras de aprendizagem que exigem a mobilização de conhecimento, o enfrentamento e a resolução de problemas. Aprender a ser, aprender a conviver e aprender a fazer são metas essenciais nessa fase.



MAIS DETALHES

Ensino Fundamental II

A entrada na adolescência traz um estilo de aprendizagem pela negação do estabelecido, pelo confronto com o mundo, com os sentimentos e com os medos e anseios. Nessa fase, ensinar e aprender envolvem a análise de diferentes versões de um mesmo fato. Ganha-se em aprofundamento dos saberes e na vivência de valores.



MAIS DETALHES

MATERIAL DIDÁTICO DIGITAL

Proporciona uma aprendizagem Interativa e Moderna.

Ensino Médio

O jovem é um ser de possibilidades que aprende confrontando sua realidade. A capacidade de enfrentar desafios, de aproximar da ciência e de compreender a diversidade frente a qual vivemos assume sua plenitude. Ensinar nessa fase significa desafiar o jovem a resolver problemas e propor alternativas usando o saber e a ética como pontos de apoio.



MAIS DETALHES

PLATAFORMA DE APRENDIZAGEM ADAPTATIVA

Uma grande aliada dos alunos do Ensino Médio na preparação para o ENEM e em outros processos seletivos para ingresso no ensino superior.